No final de 2009, após estudarmos os procedimentos metodológicos compilados por Stanislavski e sintetizarmos aqueles que consideramos eficazes para o nosso processo de investigação e elaboração de roteiro para a aplicação prática, escolhemos inicialmente a peça Navalha na Carne para experiência na sala de ensaio. Durante esse processo trabalhamos a criação de linhas de ação física da personagem Neusa Sueli, para aplicá-las na ação cênica, com o objetivo de descobrir qual a possibilidade de variação dessas linhas em uma situação única.
Fizemos o estudo das personagens dentro do contexto tratado na peça, criando depoimentos improvisados relatando as circunstâncias e as condições sociais e emocionais dessa personagem, além da construção corporal de suas características físicas, como: o jeito de falar, de andar e se vestir.
Linhas de Ação Física: Estruturação da sequência de ações físicas da personagem criada pelo ator, averiguando a natureza de suas ações, sem perder-se em especulações. Para Stanislavski, antes de tudo, era necessário que o ator fixasse a linha das ações físicas, podendo ser útil fazer anotações desse esquema.
Assista nossos experimentos: