terça-feira, 31 de agosto de 2010

Conheça o nosso projeto:

Nosso projeto foi iniciado em maio de 2009 com intuito de promover a reflexão crítica sobre as contradições do sujeito brasileiro a partir da investigação teórica e da experimentação prática do processo criativo do ator, utilizando como ferramenta metodológica o “método das ações físicas” elaborado por Constantin Stanislavski. Escolhemos a obra ficcional de Machado de Assis, alguns de seus contos e o romance Dom Casmurro, como material dramatúrgico para a criação das cenas realistas que evidenciam características da sociedade brasileira e suas relações sociais.


Nosso processo parte do estudo teórico-prático de elementos da metodologia criada por Stanislavski e sua aplicação em exercícios e experimentações cênicas, tanto na construção das personagens quanto na definição de situações que abordem a realidade brasileira. No início do no nosso trabalho utilizamos o texto Navalha na Carne de Plínio Marcos que apresentava um aspecto da realidade brasileira já tratada dramaturgicamente, o que facilitava a criação das personagens. Fizemos o registro audiovisual de nossas experimentações, o que também é parte de nosso procedimento de trabalho e tem o intuito de possibilitar uma melhor análise de nossos resultados, além de nos fornecer material para a criação de um DVD que poderá ser utilizado com fins pedagógicos.

Esses registros farão parte da história do nosso projeto que será publicada neste blog, ele conta com a contribuição dos pesquisadores do grupo e de colaboradores interessados. Este blog não serve só para divulgar nossa pesquisa mas, principalmente, como um espaço para discussões e troca de experiências.

"Sem avançarmos por agora, digamos apenas que, ao contrário do que geralmente se pensa, a matéria do artista mostra assim não ser informe: é historicamente formada, e registra de algum modo o processo social a que deve a sua existência." (Roberto Schwartz - Ideias fora do lugar, 1977. Pg. 25)

Nenhum comentário:

Postar um comentário