terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Experimento Cênico: Dom Casmurro - Papéis Avulsos


O romance Dom Casmurro foi escolhido para o trabalho que unificou a pesquisa desenvolvida pelo grupo e a disciplina Interpretação II ministrada pela Professora Dra.Paula Coelho. Foram selecionadas as personagens Capitu, Bentinho, José Dias, Pádua, Ezequiel, entre outros presentes no texto e feito um levantamento das suas características, condições sociais, relações inter-pessoais e comportamento. 
A partir do nosso estudo sobre as personagens de Dom Casmurro, a professora Paula Coelho coordenou um experimento cênico intitulado "Dom Casmurro - Papéis Avulsos" baseado em nossas discussões teóricas e nas cenas elaboradas pelo grupo e sugerida pelos alunos/atores. 
O trabalho realizado pelos alunos da disciplina Interpretação II iniciou com a investigação de retratos da época tratada no romance para referência de construção de personagem e criação de um depoimento. Depois da discussão sobre a obra de Machado de Assis, especialmente do romance Dom Casmurro, em que o documentário Um mestre na periferia do capitalismo da TV ESCOLA foi assistido, os alunos passaram a construir depoimentos dos dois protagonistas da obra, Bentinho e Capitu e depois selecionaram as cenas que iriam compor o experimento com base nos seguintes capítulos: 14 – A inscrição; 25 – No passeio público; 30 – O santíssimo; 32 – Olhos de ressaca; 136 – A xícara de café; 137 – Segundo impulso e Capítulo 138 – Capitu que entra. 
O experimento também contém uma cena que não existe no livro de Machado e foi criada pela aluna Rosa Carlos baseada no seu depoimento como Capitu, revelando a personagem exilada e 25 anos mais velha. Este trabalho foi apresentado no dia 18 de Outubro de 2010 durante a programação do ALDEIA SESC realizado no Sesc Centro em João Pessoa. Assistam um trecho do nosso experimento:



Captação de Vídeo: Suzy Lopes

Nenhum comentário:

Postar um comentário